sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Aulas de português - EJA

UM BEBÊ = 25 TONELADAS DE LIXO
DESPERDÍCIO FAZ PARTE DA CULTURA CONTEMPORÂNEA
 
      Ao iniciar as atividades do 2º semestre de 2011 foram abordados os seguintes temas: “Um bebê = 25 toneladas de lixo” e “Desperdício faz parte da cultura contemporânea” aos alunos da EJA, T8, na disciplina de Língua Portuguesa. 

      A professora ao levar estes textos para serem realizadas atividades de “leitura e interpretação” nunca imaginou que seus alunos demonstrariam tamanha curiosidade, motivação e interesse para contribuir com a nossa realidade e as novas informações que ali eram apresentadas.
      Sendo assim, a professora resolveu desafiá-los, propondo a eles que em grupos apresentassem ao grande grupo de uma forma bem criativa o que haviam aprendido. Os alunos trabalharam arduamente na realização do mesmo, por mais que não tivessem muito tempo, pois a maioria passa o dia trabalhando e a noite em uma sala de aula, estavam extremamente motivados ao desafio lançado.
      No dia marcado para a apresentação, lá estavam eles com suas magníficas ideias tais como: confecção de cartazes com informações e conscientização, textos, apresentação em slides, confecção de roupas, bolsa, porta joia, vaso com flores,...

 
Trabalho sobre o Lixo
EJA - Totalidade : 8
   
                                                                      
                  Lixo o mal do século

                 Hoje em dia se fala muito sobre o lixo e este assunto está na moda, antigamente era considerado imundice.
                 O que ouvimos nas aulas e com as ideias que trocamos com os colegas, nos despertou curiosidades, que até então não era do nosso conhecimento.
                 Atualmente quase tudo é descartável, produzimos cada vez mais lixo, ele faz parte da história humana e sua produção é inevitável.
                 Ouvimos falar muito que o lixo é um problema, mas para algumas pessoas parece que só existe quando há interrupção na coleta e os lixeiros deixam de passar no local onde residimos e na porta ficam sacos e sacos amontoados nas calçadas de nossas casas, mas o problema não acaba com o recolhimento, apenas vai para outro lugar onde continua poluindo.
                No mundo hoje temos problemas com o lixo hospitalar que são seringas, agulhas, luvas, sondas, cateteres e outros, que precisam de um destino certo, também tem o lixo eletrônico que é proveniente de equipamentos eletro-eletrônico.
                Milhares de aparelhos são descartados diariamente, e com o rápido avanço da tecnologia, cada vez mais o consumidor é tentado para substituir seus aparelhos e equipamentos por outros mais modernos, mesmo que o antigo ainda esteja funcionando.
                 A parte mais grave do lixo eletrônico é que inclui metais pesados como o estanho, cádmio, metal-hedreto, lítion, mercúrio e outros elementos tóxicos. Por isso, esses resíduos precisam de tratamento adequado para não causar danos à saúde e ao meio ambiente.
                 Com a reciclagem diminuiremos a quantidade que vai para os aterros sanitários e com isto preservamos o meio ambiente.
                 A reciclagem não pode ser a principal solução, precisamos nos educar para produzir menos lixo, reutilizar e separar os materiais para a coleta seletiva e devemos cuidar do lugar onde vivemos.
                                                 EJDN/ Tot.: 8 -  Evalécia e Helmo.
                    


Parabéns aos alunos e professora Ione pelas atividades!!!
Fotos dos trabalhos 


 

1 Comentário:

Anônimo disse...

Professora Ione e alunos da Tot 8 Parabéns pelo belissimo trabalho!!!!Estamos acompanhando e nos orgulhamos de vocês!!! Assim se faz educação!!! Um abraço da Coordenação e Direção da JDN